SESI Indaiatuba abre inscrições para cursos gratuitos de música

Os cursos de iniciação instrumental em violinos, violas, violoncelos e contrabaixos, além da Camerata de Cordas, são voltados para público a partir dos sete anos de idade

 Por: Sesi São Paulo
25/06/202116:40- atualizado às 18:00 em 29/06/2021

O SESI Indaiatuba abre inscrições para interessados nos cursos gratuitos e semestrais de Iniciação Instrumental e para a Camerata de Cordas, ambos projetos do Núcleos de Música do Sesi-SP, entre os meses de junho e julho.

Enquanto a Iniciação Instrumental oferece aulas para quem quer começar a tocar instrumentos de cordas friccionadas, como violino, viola de arco, violoncelo e contrabaixo acústico, a Camerata de Cordas é voltada para quem já tem conhecimentos prévios em música e quer se aprimorar.

Os cursos livres, de caráter não profissionalizante, são voltados para público a partir de sete anos de idade, sendo que jovens e adultos até 90 anos também podem se candidatar para os processos seletivos.

 

Sobre o curso de Iniciação Instrumental

O módulo de Iniciação Instrumental promove a sensibilização para a linguagem musical, de forma lúdica. Visa desenvolver a percepção auditiva, o senso rítmico, a capacidade motora, além de aperfeiçoar os fundamentos básicos da técnica instrumental e da leitura musical. Os interessados dos módulos de Iniciação Instrumental II, III e IV passarão por processo seletivo. 

Mediante identificação, os alunos da rede escolar SESI-SP, beneficiários da indústria (industriários e seus dependentes) e interessados em rematrícula têm prioridade no número de vagas disponíveis e podem se inscrever para o curso semestral entre os dias 29 de junho e 17 de agosto. As vagas remanescentes, abertas para a comunidade em geral, podem ser preenchidas entre os dias 20 de julho e 7 de agosto.

 

Requisitos para o módulo Camerata de Cordas

Para participar, o candidato necessita de conhecimentos prévios sobre música. Estes passam por aulas de aprimoramento musical, formam repertório e se apresentam em eventos dentro e fora da instituição. É necessário participar de processo seletivo, no qual terão que comprovar domínio com um dos quatro instrumentos de cordas friccionadas (violino, viola de arco, violoncelo e contrabaixo acústico). As turmas serão distribuídas de acordo com o nível de conhecimento e idade (de 8 a 90 anos).

As inscrições para o processo seletivo de ingresso na Camerata de Cordas vão do dia 29 de junho a 24 de julho. A seleção, a divulgação dos resultados e a matrícula dos aprovados acontecem de 24 a 31 de julho.

 

Como se inscrever?

Os interessados podem se inscrever no processo seletivo preenchendo o formulário no site https://www.sesisp.org.br/cultura/nucleo-de-musica  Vale lembrar que o preenchimento não garante automaticamente uma vaga no curso, sendo apenas uma ferramenta para os Núcleos de Música SESI-SP. Verifique se o e-mail inserido no formulário está correto, para que o responsavel pelo núcleo possa retornar. Dúvidas envie uma mensagem para (19) 3825-4689. 

 

Sobre os Núcleos de Música do SESI-SP

Os Núcleos de Música do SESI-SP oferecem cursos livres e gratuitos de iniciação instrumental e o ensino em instrumentos de cordas (viola de arco, violino, violoncelo e contrabaixo acústico) em nove unidades do SESI no Estado de São Paulo: Araras, Bauru, Diadema, Indaiatuba, Jundiaí, Rio Claro, Mogi Guaçu, São Caetano do Sul e São Carlos

O objetivo desses cursos, de caráter não profissionalizante, oferecidos ao público com idade a partir de sete anos, é promover com excelência o acesso à música, de forma interativa e lúdica, tendo em vista o desenvolvimento pessoal, e a sensibilidade estética e artística do aluno. A iniciativa do SESI-SP contribui para o desenvolvimento da capacidade crítica do aluno e na formação de um cidadão mais ativo em seu contexto social.

 

Durante a pandemia

Para a segurança de nossos alunos e professores, as atividades presenciais permanecem sob avaliação constante das Fases do Plano São Paulo nas regiões onde as unidades estão inseridas, para definir se as aulas serão virtuais, presenciais ou ainda em formato híbrido. Preocupada com o desenvolvimento prático das diferentes turmas espalhadas pelo Estado, a instituição também empresta os instrumentos aos alunos.

Para manter a qualidade do ensino, comprovado em quase 10 anos de atuação dos Núcleos de Música, o SESI-SP desenvolveu uma plataforma online específica e compatível com a metodologia já aplicada, Método SESI-SP de Ensino de Música, para disponibilizar aos participantes.