O que está buscando?

Estreia: Série “Alimente-se Bem” do Sesi-SP, produzida em parceria com o Canal Futura, orienta sobre segurança alimentar

A maratona de dez episódios, de até um minuto cada e em formato de animação, vai ao ar em 1º de fevereiro.

30/01/202313:45- atualizado às 13:54 em 24/03/2023

Manter uma boa alimentação vai além de um cardápio saudável. É preciso saber o que e onde comprar, como aproveitar, economizar e conservar os alimentos, e quais são os cuidados durante o preparo. Essas são algumas abordagens da terceira temporada, da série “Alimente-se Bem”, que estreia, em 1° de fevereiro, às 21h15.

Os dez episódios serão exibidos em sequência, na forma de maratona, na Faixa Verde do Canal Futura, logo após o programa “Bela Raízes” apresentado por Bela Gil. 

Confira os temas:

  • Conceito de segurança alimentar (Ep. 1)?
  • Do campo à mesa (Ep. 2)?
  • Alimentos e nutrientes (Ep. 3)?
  • Alimentação adequada (Ep. 4)?
  • Feiras (Ep. 5)
  • A cultura alimentar de cada região brasileira (Ep. 6)
  • Cuidados no preparo dos alimentos (Ep. 7)
  • Conservação dos alimentos (Ep. 8)
  • Aproveitamento total dos alimentos (Ep. 9)
  • Hortas caseiras (Ep. 10)

 

Pílulas de até um minuto orientam sobre novos hábitos para uma alimentação saudável

Nesta temporada, os episódios conversam com o público jovem por meio de uma linguagem simples, didática e educativa, e uma estética lúdica e instagramável. São apresentados em formato de animação colorida e divertida.

Ao final de cada episódio, o telespectador é direcionado a acessar o site do programa Alimente- se Bem do Sesi-SP para buscar receitas práticas, saborosas e nutritivas, que podem compor o cardápio diário.

O Canal Futura pode ser visto em: Sky - 434 HD e 34; Net e Claro TV - 534 HD e 34; Vivo - 68HD e 24 fibra ótica; e Oi TV - 35, e a temporada completa também está disponível no Globoplay.

Sobre o Alimente-se Bem 

Criado há mais de duas décadas, o programa Alimente-se Bem teve início quando nutricionistas do Sesi-SP começaram a observar o comportamento de desperdício alimentar dos trabalhadores da indústria do estado de São Paulo e seus familiares, que muitas vezes desconhecem as propriedades culinárias de cascas, sementes, talos e outras partes dos alimentos. 

Em busca da reeducação alimentar da população, a equipe desenvolveu receitas pautadas nesse aproveitamento, tendo como pilares: a economia, o sabor e os benefícios nutritivos. Aos poucos, o Alimente-se Bem ganhou visibilidade e alcançou milhares de pessoas de todas as idades com a divulgação das receitas em cursos nas cozinhas didáticas e unidades móveis do Sesi-SP, aulas no Canal Futura, bem como em instituições governamentais e não governamentais, e entidades assistenciais e filantrópicas.

Em parceria com a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), o programa publicou a primeira Tabela de Composição das Partes Não Convencionais dos Alimentos, com os valores nutritivos de cascas, talos e folhas de algumas frutas e hortaliças. 

Confira a linha do tempo em: https://alimentesebem.sesisp.org.br/o-programa/ 

Serviço Social da Indústria do Estado de São Paulo - SESI-SP
Aline Pagliarini
E-mail: aline.pagliarini@sesisp.org.br

Tel: (11) 3146-7949

 

Leia também