O que está buscando?

V Academia Orquestral SESI-SP

Com a presença de 13 Núcleos de Música do SESI-SP, a quinta edição da Academia Orquestral celebra os 10 anos do programa na Instituição com a participação de violinistas internacionais

 Por: Mayara Crivelari - Comunicação SESI-SP
28/06/202315:40- atualizado às 16:38 em 20/12/2023

O amor pela música erúdita reúne no sábado (08), a partir das 11h, os treze Núcleos de Música do SESI-SP, no Ginásio do CAT SESI Indaiatuba para o encerramento da V Academia Orquestral da Instituição, que celebra os 10 anos dos Núcleos de Música de Cordas Friccionadas do SESI-SP. O evento é gratuito e conta com o apoio do Instituto Camões - Instituto da Cooperação e da Língua Portugal.

Desde 2017 a Academia Orquestral oferece aos alunos de violino, viola d'arco, violoncelo e contrabaixo dos Núcleos de Música do SESI-SP uma rica experiência musical que proporciona o aprimoramento técnico e cultural de seus participantes.

Ao longo de uma semana os alunos participam de masterclasses, ensaios de naipe e de orquestra. As atividades são conduzidas pelo corpo técnico do SESI-SP e por profissionais convidados. Na V Academia Orquestral contaremos com a presença dos violinistas Alfeu Carneiro (Portugal), Gustavo Delgado (Argentina - Portugal), a violista Brenda Knetsch e do violoncelista Ricardo Fukuda, chefe do naipe de cellos da Bachiana Filarmônica do SESI-SP.

Encerrando a Academia Orquestral de 2023, que tem início no dia 04 de julho, os 65 músicos dos Núcleos de Música das unidades do SESI-SP de Araras, Bauru, Diadema, Guararema, Indaiatuba, Jacareí, Jundiaí, Mogi Guaçu, Piracicaba, Rio Claro, São Carlos, São Caetano do Sul e São Paulo (A.E. Carvalho), se reunirão para celebrar, não só a semana intensa de aprendizados e trocas musicais, mas também a primeira década do Núcleo de Música de Cordas Friccionadas do SESI-SP. 

Regendo todo o espetéculo, o Maestro Gustavo Delgado e toda a orquestra apresentam ao público um repertório magnífico, composto por artistas como Heitor Villas Lobos, Alberto Nepomuceno e Carlos Gomes. O evento é aberto ao público.

 

Sobre o Núcleo de Música do SESI-SP

Os Núcleos de Música do SESI-SP oferecem cursos gratuitos de iniciação em instrumentos de cordas friccionadas (Violino, Viola de Arco, Violoncelo e Contrabaixo Acústico) em treze unidades do SESI no Estado de São Paulo. O objetivo é promover com excelência o acesso à música, de forma interativa e lúdica, tendo em vista o desenvolvimento pessoal, a sensibilidade estética e artística do aluno. São cursos livres, de caráter não profissionalizante, oferecidos ao público com idade a partir de sete anos.  

A iniciativa do SESI-SP contribui para o desenvolvimento da capacidade crítica do aluno e na formação de um cidadão mais ativo em seu contexto social. As aulas acontecem nas unidades do SESI-SP Araras, Bauru, Diadema, Guararema, Indaiatuba, Jacareí, Jundiaí, Mogi Guaçu, Piracicaba, Rio Claro, São Carlos, São Caetano do Sul e São Paulo (A.E. Carvalho).

Contamos ainda com cinco cameratas bolsistas, compostas por alunos de destaque, selecionados entre as turmas de iniciação nas cidades de Bauru, Diadema, Indaiatuba, Jundiaí e São Carlos.

 

Leia também