27/05/201915:41- atualizado às 15:04 em 05/06/2019
Informações Gerais
Serão oferecidas Master classes de violino, viola, violoncelo e contrabaixo entre os dias 10 e 16 de julho, ensaios da Orquestra e ensaios de naipe. As atividades ocorrerão das 09h00 às 21h00. Todas as atividades serão gratuitas e abertas à sociedade em geral.
As inscrições serão online através do formulário https://goo.gl/w6xEF6. Serão oferecidas 50 vagas a estudantes de 12 a 32 anos de idade, com proficiência em seu instrumento, beneficiários da indústria, dependentes, alunos da rede SESI e sociedade em geral.
Os alunos deverão preencher a ficha de inscrição, preencher e assinar o Termo de Licenciamento de Uso de Direitos da Personalidade (FR005) e os menores que venham a se hospedar no CAT deverão trazer também uma autorização assinada pelos responsáveis.
As Master classes terão duas horas e meia de duração todos os dias. Serão divididas por instrumentos, com todos os alunos assistindo às aulas dos demais.
Programação
Dia 10/07
Dia 11/07
Dia 12/07
Dia 13/07
Dia 14/07
Dia 15/07
Dia 16/07
Este cronograma está sujeito a alterações
Informações Adicionais
Todas as atividades acontecerão no SESI Indaiatuba - CAT Antonio Ermírio de Moraes, Av. Francisco de Paula Leite, 2701 – Jd. Califórnia – Indaiatuba – SP – 13343-040
Violino
Alfredo Rezende
Alexandre D’Antonio
Fernando Baumgartner
Viola
Ana Caroline Uchôa
Violoncelo
Miguel Zaparolli
Contrabaixo
Daniel Danzi
Direção Artística e Pedagógica: Fernando Baumgartner
Informações Práticas
Chegada
Todos os alunos deverão chegar ao SESI Indaiatuba no dia 10/07 entre 09h00 e 13h00. A abertura das atividades será às 13h00.
Partida
As atividades serão encerradas com o Concerto de Encerramento no dia 16/07 às 20h00 no Centro Cultural Hermenegildo Pinto (“Piano”), localizado à Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 5924 – Jardim Morada do Sol, Indaiatuba – SP.
Todos os alunos devem retornar aos seus locais de origem após o término do concerto. Aqueles que necessitarem de mais uma noite de hospedagem, por questões de transporte, deverão contatar a organização da Academia Orquestral até o dia 05/07.
Hospedagem
Não contamos com instalações específicas para hospedagem, mas para possibilitar a participação de alunos de fora de Indaiatuba oferecemos gratuitamente alojamento aos que assim indiquem a necessidade. Serão reservadas algumas salas da escola (que está localizada dentro da área do SESI) divididas entre alojamento masculino e alojamento feminino, com colchões no chão. Os alunos precisam trazer roupa de cama (lençóis, fronha e cobertores) e travesseiros, assim como itens de higiene pessoal (sabonete, shampoo, escova e pasta de dentes, escova de cabelos) e toalha de banho. Não oferecemos lavagem de roupas e não teremos nenhuma roupa de cama ou de banho para emprestar.
Note que o alojamento é mera cortesia da organização para possibilitar a vinda daqueles que não possam custear uma hospedagem. Todo o ambiente externo às salas é monitorado por câmeras e existe um segurança de plantão durante a noite, mas nenhum dos instrutores estará presente durante a noite.
Nenhum aluno que não esteja hospedado poderá entrar nos alojamentos. Os que estiverem hospedados não poderão entrar no alojamento que não o que lhe foi designado. Quem descumprir esse item perderá imediatamente o direito ao alojamento e será desligado da Academia Orquestral de Inverno, tendo de resolver por si mesmo o retorno antecipado ao domicílio.
Caso os responsáveis queiram se hospedar conosco serão bem vindos, gratuitamente. Poderão se alimentar com os alunos, contudo ficarão em salas separadas deles. Os interessados deverão entrar em contato com a organização até o dia 28/06.
Existem várias opções de hospedagem (hotéis e pousadas) próximas ao SESI com valores variados.
Refeições
Todos os alunos terão direito ao almoço gratuito no refeitório do SESI. Os que estiverem no alojamento também receberão café da manhã e jantar.
Há uma cantina no SESI Indaiatuba que oferece refeições completas bem como lanches com preços até R$15,90. Na mesma calçada que a nossa está o maior shopping da cidade, com uma boa praça de alimentação.
Equipamento
O aluno deve trazer seu próprio instrumento e partituras para trabalhar nas máster classes. Possuímos alguns poucos contrabaixos 3/4 e 4/4 e violoncelos para emprestar, contudo eles podem ser mais difíceis de usar do que o seu, por não serem o instrumento com o qual você está acostumado e porque a maioria não passou por ajuste de cavalete ou pestana.
Emergências médicas
Temos um guarda-vidas de plantão durante o dia no SESI que pode auxiliar nos casos menos sérios. Caso algum aluno precise de atendimento médico será encaminhado pela equipe ao hospital da cidade, dependendo da gravidade do caso.
Sugerimos que aqueles que tenham convênio médico tragam a carteirinha.
Pedimos que sejam sinceros ao responder a ficha de inscrição, indicando se possuem alguma condição de saúde, se fazem uso de medicamento ou se possuem restrições alimentares. Nada disso irá te impedir de participar da Academia, apenas irá nos ajudar a estar mais atentos às situações inesperadas.
Tempo livre
Apesar das atividades musicais serem intensas entendemos que tempos de descanso e interação entre os participantes são tão importante quanto os momentos de trabalho. Todos os dias depois do almoço e depois dos ensaios os alunos terão algum tempo livre para descansarem e interagirem com os colegas, além de desfrutarem da nossa estrutura de lazer.
Contamos com uma boa área verde, excelentes instalações esportivas, com quadras que estarão disponíveis aos alunos, piscinas (caso o tempo permita) e demais equipamentos.
Caso queiram, podem trazer jogos de tabuleiro, baralho, vídeo games, que poderão aproveitar nos períodos livres.
O que não fazer
Nenhuma pessoa que não esteja inscrita na III Academia Orquestral de Inverno poderá ingressar às dependências do SESI, assim, mesmo que você tenha algum amigo que more na cidade, ele não poderá visita-lo no SESI.
Os alunos com menos de 18 anos só poderão sair para ir ao shopping ou alguma outra atividade desde que os responsáveis legais tenham autorizado por escrito. O retorno dos que estiverem alojados conosco deve se dar no máximo até às 21h00, quando os portões são fechados.
É totalmente proibida a entrada e o consumo de bebidas alcóolicas, cigarros e substâncias proibidas por lei dentro do SESI, mesmo que o aluno seja maior de idade.
Nenhum aluno que não esteja hospedado poderá entrar nos alojamentos. Os que estiverem hospedados não poderão entrar no alojamento que não o que lhe foi designado.
Não serão tolerados atrasos em nenhuma das atividades.
Trotes, “brincadeiras”, qualquer tipo de atitude que gere constrangimento a outro não serão toleradas.
O descumprimento de qualquer um desses itens resultará no imediato desligamento da Academia Orquestral de Inverno, ficando o desligado sujeito a resolver sua volta ao domicílio por própria conta, assim pedimos aos responsáveis que instruam bem os alunos antes da vinda deles.
A Academia Orquestral de Inverno é uma oportunidade de aprofundarmos nossa vivência musical, de conhecermos outras pessoas com os mesmos interesses, fazer novo amigos, conhecer profissionais bem sucedidos. Aproveite a oportunidade nesse sentido.
Perguntas Frequentes
Quem pode participar da Academia Orquestral?
Estudantes entre os 13 e os 32 anos de violino, viola, violoncelo e contrabaixo que queiram aprimorar seus conhecimentos técnicos e ter uma boa experiência tocando na orquestra.
É preciso pagar alguma coisa?
Não, a Academia Orquestral é subsidiada totalmente pela indústria paulista, sendo oferecida gratuitamente pelo SESI-SP a todos os seus participantes. Todos terão direito a almoço gratuito. Os alunos que se alojarem no SESI também receberão café da manhã e jantar, exceto o almoço e jantar do dia 14/07. Quem fique hospedado conosco nesse dia poderá almoçar na cantina do SESI (por até R$15,90) ou no shopping.
Caso você queira consumir algo na cantina ou no shopping terá de arcar por conta própria com os gastos.
Recomendamos a todos que tragam alguma quantia de dinheiro para o caso de precisarem ou quiserem fazer alguma refeição fora das programadas.
Preciso levar meu instrumento?
Sim. Temo alguns contrabaixos 4/4 e 3/4 que podemos emprestar, mas recomendamos sempre trazer seu próprio instrumento.
O que mais preciso levar?
Aos que ficarem hospedados:
Qual o traje para o concerto de encerramento?
Traje masculino:
Camisa preta lisa, calças e sapato preto. Caso necessário, poderá utilizar um casaco preto.
Traje feminino:
Camisa preta lisa, sapato preto e calças ou saia preta ou vestido preto. Se preferir utilizar saia ou vestido, opte por uma peça mais longa, que vá até abaixo dos joelhos e que seja bem solta, já que você estará sobre um palco. Caso necessário, poderá utilizar um casaco preto.
O que preciso fazer para participar?
Os responsáveis legais (quando o aluno for menor de idade) ou o aluno (quando maior) devem preencher a ficha de inscrição online. Existem vagas limitadas para cada instrumento. Com a confirmação da participação você irá receber o Termo de Licenciamento de Uso da Personalidade e Autorização, que deverão ser preenchidos e assinados e entregues no primeiro dia de atividades à organização.
O repertório que eu indicar que irei trabalhar pode viabilizar minha participação?
O repertório não afeta a decisão de participação, mas serve-nos de referência para o seu grau técnico. Não diga que irá trabalhar algo que está além do que tem trabalhado, escolha algo que toque bem para poder aproveitar melhor as instruções do professor.
Haverá audição para selecionar quem participa da Orquestra?
Sim. Todos os alunos serão ouvidos no dia 10/07 para seleção de naipes. Mas não se assuste, será algo simples, leve. Sabemos que isso pode causar ansiedade e isso é levado em conta. A audição é uma ótima oportunidade de experimentar como é passar por esse tipo de prova e será feita com essa intenção, de ser uma boa experiência.
Qual o período das inscrições?
As inscrições serão de 15 de maio a 16 de junho.
Caso perca o período de inscrição, ainda é possível participar da Academia?
Sim. Você precisará contatar a organização do evento mas pode ser que sua participação não seja possível (por falta de vagas) e pode ser que, caso precise de alojamento, que fique sem o café da manhã e jantar.
Quando terei a confirmação da minha participação?
Até o dia 24 de junho você receberá um e-mail confirmando se foi selecionado ou se está na lista de espera.
As vagas são preenchidas por ordem de inscrição. As vagas são limitadas para cada tipo de instrumento. Uma vez preenchidas é criada uma lista de espera.
Quem tem direito ao alojamento?
Todos os alunos não domiciliados em Indaiatuba e aqueles que mesmo vivendo na cidade morem em locais muito afastados e sem transporte poderão ficar hospedados no SESI Indaiatuba, para isso é necessário assinalar a opção de alojamento na inscrição.
Como é o alojamento oferecido?
São salas de aula da escola com colchões diretamente no chão. Não possuímos camas.
O que é preciso trazer para se hospedar?
Oferecemos apenas o colchão. Os alunos devem trazer roupa de cama (lençóis, fronha, cobertor), travesseiro e itens de higiene e banho (toalha de banho, toalha de rosto, sabonete, shampoo, escova e pasta de dentes, pente, chinelo para tomar banho). Tendo em vista que o alojamento é coletivo e que você irá dividir a sala com outros colegas, é importante trazer pijamas ou alguma roupa confortável e discreta para dormir.
Meu filho é muito novo para ficar sozinho, posso ir junto com ele?
Sim, responsáveis que queiram ficar hospedados no SESI, no mesmo esquema que os alunos, serão bem vindos, contudo note que ficarão em salas diferentes.
Meninos e meninas ficarão juntos no alojamento?
Não. Em hipótese alguma será permitido que alguém entre em uma sala que não a que lhe foi designada, mas o prédio de alojamento será o mesmo.
Serão designadas salas e banheiros separados por gênero. Os corredores são monitorados por câmeras.
Haverá equipe monitorando os alunos durante a noite?
Não haverá ninguém da equipe organizadora hospedada junto com os alunos, portanto pedimos aos responsáveis que levem em conta o grau de maturidade de cada aluno. Nas edições anteriores sempre tivemos um clima muito positivo e alunos bastante responsáveis, sem nunca termos tido nenhum problema.
Onde serão as atividades? Indaiatuba é uma cidade segura?
Como qualquer cidade brasileira alguns cuidados devem ser tomados. O SESI está localizado em uma área bem segura da cidade com uma boa vizinhança, em uma das principais avenidas da cidade, com um hotel 4 estrelas ao lado e o principal shopping da cidade nos fundos.
As aulas serão todas no SESI Indaiatuba – Av. Francisco de Paula Leite, 2701 – Jd. Califórnia - Indaiatuba - SP - CEP 13343-040.
Centro Cultural Hermenegildo Pinto (“Piano”), localizado à Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 5924 – Jardim Morada do Sol, Indaiatuba – SP.
Quem pode assistir ao Concerto de Encerramento?
O Concerto será aberto a toda comunidade. A entrada será permitida à partir das 19h00. Os ingressos serão distribuídos no SESI Indaiatuba no dia 15/07 e os restantes no próprio Centro Cultural à partir das 18h30. A lotação máxima da sala é de 180 lugares. O teatro conta com estacionamento próprio gratuito, com vagas limitadas. Cada aluno receberá até 3 ingressos.
Mais informações:
Fernando Baumgartner
E-mail: fernando.baumgartner@sesisp.org.br
Telefone: (19) 3825-4689