O que está buscando?

SESI INDAIATUBA RECEBE EXPOSIÇÃO CIDADE MÚLTIPLA

Mostra fotográfica do premiado Ricardo Hantzschel retrata uma São Paulo inusitada sob as lentes de câmeras artesanais. A entrada é gratuita.

 Por: SESI Indaiatuba
26/09/201712:29- atualizado às 13:36 em 26/09/2017

O SESI Indaiatuba recebe a partir do dia 6 de outubro a exposição Cidade Múltipla, de Ricardo Hantzschel. Na mostra, que faz parte do projeto Exposições Itinerantes do SESI-SP e fica em cartaz até 6 de novembro, ícones arquitetônicos de São Paulo ganham nova forma, com um aspecto de passado cinzento. A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta, das 9h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 12h.

Nesse cenário transformado pelas longas exposições em conjunto com imagens sobrepostas, o fotógrafo revê pontos de referência de São Paulo criando representações monocromáticas de uma metrópole improvável. Estranhas e familiares, essas fotografias são um conjunto de instantes depositado em camadas de tempo que desmontam e remontam a cidade, existente apenas no interior da câmera.

Para compor a exposição, o fotógrafo utilizou cinco câmeras pinhole, que consistem em caixas ou latas à prova de luz com um pequeno orifício feito com agulha, limitando a entrada de luz natural. Associadas ao uso do papel fotográfico, o registro é realizado com um tempo de exposição mais longo que as câmeras convencionais.

 

Sobre Ricardo Hantzschel

Graduado em Jornalismo pela PUC-SP e pós-graduado em Fotografia e Mídia pelo Senac-SP, Ricardo Hantzschel é fotógrafo profissional há 30 anos e professor do ensino superior desde 2000. Nos últimos 18 anos, vem expondo nos principais espaços culturais do Brasil e do exterior, tendo conquistado o Prêmio Funarte Marc Ferrez com o ensaio Sal - exposto no Instituto Tomie Ohtake, na X Bienal de Arte de Florença e publicado em livro em 2015 – e ganhado também o  Prêmio Porto Seguro de Fotografia - São Paulo 450 anos em 2003.

Ricardo desenvolve o projeto educacional em linguagem visual Cidade Invertida há seis anos, com atuação em entidades da periferia, faculdades, museus e eventos fotográficos. O projeto foi premiado em 2006 pelo Programa de Ação Cultural do Governo do Estado, voltando a ser premiado em 2008 com a certificação de Mérito Cultural, pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, e novamente reconhecido em 2010, por meio do Fundo Comgás de patrocínio Sóciocultural.

 

Sobre as Exposições Itinerantes

O projeto Exposições Itinerantes apresenta obras originais ou reproduções fotográficas, criando circuitos alternativos de mostras de artes visuais nas unidades do SESI-SP e nas indústrias associadas, por meio do serviço Caixa de Cultura, para promover o contato e a difusão da arte e expressar a imensa diversidade cultural brasileira e mundial. Essa é mais uma iniciativa do SESI-SP para levar cultura e conhecimento à sociedade.

Leia também