22 de outubro, às 10h
Por: SESI Indaiatuba
25/09/201716:21- atualizado às 09:17 em 26/09/2017
O grupo entoa modas do sertanejo raiz de grandes intérpretes da música nacional, caso de Almir Sater e Sérgio Reis, entre outros, como forma de difundir as canções do gênero e a cultura caipira. A apresentação é gratuita e os ingressos podem ser reservados pelo sistema Meu SESI no www.sesisp.org.br/meu-sesi.
A Orquestra tenta preservar essa cultura de raiz do Brasil de musicar histórias que falam da beleza da lida no campo, da saudade da terra natal e das crendices que cercam esse universo. É cantando e recordando que os músicos também reafirmam a importância do instrumento que carrega as marcas da origem do sertanejo raiz: a viola caipira. Entre uma e outra canção, caso dos clássicos, Chalana, Tocando em Frente e Tristeza do Jeca, o grupo interage com o público e rememora essa tradição.
O objetivo do espetáculo é, dentre outras coisas, mostrar aos jovens o que é o gênero caipira de música de viola. Com o intuito de promover a popularização do estilo, a Orquestra Jundiaiense de Viola Caipira comanda uma escola permanente de formação de violeiros que atuam voluntariamente em programas e grupos culturais que falam do estilo e são produzidos por entidades públicas ou privadas.
O show faz parte do projeto Território SESI-SP de Arte e Cultura no intuito de incentivar e ampliar a produção artística das regiões. Atualmente, os parceiros do grupo são a Prefeitura Municipal de Jundiaí, o SESI Jundiaí e a Associação Atlética Ipiranga.