O que está buscando?

“PROGRAMA SONHAR”, ajudando jovens acreditar que é possível!

Uma parceria entre o SESI Indaiatuba e o Instituto John Deere

 Por: SESI: Indaiatuba
24/05/202114:02- atualizado às 14:13 em 24/05/2021

A empresa John Deere, através do Instituto John Deere, em parceria com o SESI Indaiatuba, criou o “PROGRAMA SONHAR”, cujo objetivo é desenvolver habilidades socioemocionais em adolescentes, incentivando a busca de melhores oportunidades pessoais e profissionais, abrindo chances para que possam sonhar.

Dedicado a jovens de 14 a 16 anos que frequentam a escola, o programa traz alternativas para que eles se desenvolvam, facilitando a entrada no mercado de trabalho.

A primeira turma do projeto, teve início em 2020, com duração de 10 meses. As aulas foram realizadas 5 dias por semana, com a participação de 20 alunos.

Foram desenvolvidas por especialistas do SESI de diversas áreas, sob a supervisão e acompanhamento da Agente de Responsabilidade Social, Madiana Cardoso, e a Psicóloga, Paula Goitein, ambas colaboradoras do SESI. No decorrer do curso foram abordados temas como: competências comportamentais, comunicação, atividades físicas, gestão de conflitos, consumo consciente, sustentabilidade, empreendedorismo e um projeto final de conclusão de curso.

Durante a pandemia, o projeto seguiu de forma online, e com acompanhamento individual de cada aluno e familiar por mentores escolhidos pela empresa John Deere e pela equipe técnica do Projeto.

Nos dias 17 e 18 de Maio aconteceu a formatura da primeira turma através de uma cerimônia individual por aluno e seus familiares.

Segundo os organizadores do Programa, foi emocionante reencontrar os alunos, ainda mais sabendo que 55% desses jovens já estão no mercado de trabalho.

“O Programa Sonhar nasceu da nossa vontade de contribuir com a sociedade e ajudar a construir um futuro melhor para esses jovens, pois acreditamos que é possível a realização de todos os sonhos”. afirma Fernanda Schaurich, responsável pelo Programa na John Deere.

Guilherme Sábio, Diretor do SESI Indaiatuba, enfatiza a importância do projeto, pois ajuda a estruturar famílias e empoderar os jovens, fazendo com que eles percebam a importância da educação.

Para as coordenadoras do Projeto, o programa foi desafiador visto que trouxe uma vivência nova, que abordou desde aptidões pessoais até habilidades profissionais. É gratificante, hoje temos um resultando grandioso!

Veja as fotos: