Pets em Ação foi desenvolvido por alunos de 4º e 5º ano para ajudar ONGs de resgate aos animais
Por: Mayara Crivelari | Comunicação SESI-SP
29/08/202315:31- atualizado às 14:16 em 24/04/2024
Muita pesquisa e um mesmo propósito, ajudar ONGs de resgate aos animais com os custos de insumos, após grande aumento de abandono pós pandemia. O projeto "Pets em Ação", criado por alunos do 4º e 5º ano do SESI Indaiatuba faz parte da ação de Práticas Sociais Culturais (PSC), dentro da grade curricular da Rede SESI-SP e visa estimular os estudantes a criarem soluções para um problema da sociedade em que vivem.
Introduzido em março de 2023 aos alunos, a Professora Daniela Casagrande vem desenvolvendo com a equipe o projeto que pode ajudar muitas ONGs da região. Desde a ideia até a entrega dos produtos, tudo foi 100% elaborado pelos alunos, que tiveram todo o suporte da Professora e abusaram da criatividade para chegar a um resultado que gerasse uma solução para o problema encontrado por eles.
Nos três últimos anos houve um aumento significativo de animais domésticos abandonados, seja por conta da retomada das atividades cotidianas ou pela perda dos tutores durante a Pandemia. Muitas ONGs foram acionadas para resgatar os pets, e hoje vem tendo dificuldades com a superlotação e o aumento de gastos com insumos, como ração e remédios.
Com o problema em mente, a equipe encontrou uma solução, confeccionar acessórios para pets como, bandanas e gravatas, feitos a mão por todos eles, e com a venda dos produtos, ajudar ONGs de resgate de animais da região com os gastos de materiais básicos para os pets resgatados.
Foram cinco meses desenvolvendo o Pets em Ação, a pesquisa, a ideia do que poderia ser feito para auxiliar na solução do problema, a confecção dos produtos, corte, colagem e a costura, com o auxílio dos pais. Um encontro por semana, muita criatividade e um trabalho pedagógico intenso, abordando diversas áreas da aprendizagem, expandindo olhares e mostrando novas possibilidades, de forma lúdica e prática.
No decorrer do projeto, mais uma solução para um grande problema da sociedade atual foi abordada. A produção e venda dos acessórios pode ser uma opção para aqueles que não foram recolocados no mercado de trabalho e vem sofrendo com a alta taxa de desemprego no país.
Com o fim do projeto, era necessário encontrar uma ONG para que a entrega dos acessórios fosse feita e por que não, a Upar, instituição parceira que ajudou o SESI Indaiatuba há quatro anos atrás, quando a unidade adotou seus mascotes, Dakota e Bernardo, pelo Projeto Meu Cão no SESI.
No dia 29 de agosto, a equipe do Pets em Ação realizou a entrega dos acessórios a representante da Upar, Daniela. Os produtos poderão ser adquiridos durante o 6º Adote Amor, evento que acontecerá no Polo Shopping Indaiatuba, no dia 31 de agosto, em prol da Instituição.