O que está buscando?

Projeto de alunos do SESI Indaiatuba busca ajudar animais resgatados

Pets em Ação foi desenvolvido por alunos de 4º e 5º ano para ajudar ONGs de resgate aos animais

 Por: Mayara Crivelari | Comunicação SESI-SP
29/08/202315:31- atualizado às 14:16 em 24/04/2024

Muita pesquisa e um mesmo propósito, ajudar ONGs de resgate aos animais com os custos de insumos, após grande aumento de abandono pós pandemia. O projeto "Pets em Ação", criado por alunos do 4º e 5º ano do SESI Indaiatuba faz parte da ação de Práticas Sociais Culturais (PSC), dentro da grade curricular da Rede SESI-SP e visa estimular os estudantes a criarem soluções para um problema da sociedade em que vivem. 

Introduzido em março de 2023 aos alunos, a Professora Daniela Casagrande vem desenvolvendo com a equipe o projeto que pode ajudar muitas ONGs da região. Desde a ideia até a entrega dos produtos, tudo foi 100% elaborado pelos alunos, que tiveram todo o suporte da Professora e abusaram da criatividade para chegar a um resultado que gerasse uma solução para o problema encontrado por eles. 

Todo o projeto foi desenvolvido pelos alunos, desde a ideia até a confeccção dos produtos, com a supervisão da Professora Daniela Casagrande

Nos três últimos anos houve um aumento significativo de animais domésticos abandonados, seja por conta da retomada das atividades cotidianas ou pela perda dos tutores durante a Pandemia. Muitas ONGs foram acionadas para resgatar os pets, e hoje vem tendo dificuldades com a superlotação e o aumento de gastos com insumos, como ração e remédios. 

Com o problema em mente, a equipe encontrou uma solução, confeccionar acessórios para pets como, bandanas e gravatas, feitos a mão por todos eles, e com a venda dos produtos, ajudar ONGs de resgate de animais da região com os gastos de materiais básicos para os pets resgatados. 

Foram cinco meses desenvolvendo o Pets em Ação, a pesquisa, a ideia do que poderia ser feito para auxiliar na solução do problema, a confecção dos produtos, corte, colagem e a costura, com o auxílio dos pais. Um encontro por semana, muita criatividade e um trabalho pedagógico intenso, abordando diversas áreas da aprendizagem, expandindo olhares e mostrando novas possibilidades, de forma lúdica e prática. 

Pensando nos mínimos detalhes, os alunos desenvolveram diversas áreas da aprendizagem e expandiram seus olhares na ajuda ao próximo

No decorrer do projeto, mais uma solução para um grande problema da sociedade atual foi abordada. A produção e venda dos acessórios pode ser uma opção para aqueles que não foram recolocados no mercado de trabalho e vem sofrendo com a alta taxa de desemprego no país. 

Com o fim do projeto, era necessário encontrar uma ONG para que a entrega dos acessórios fosse feita e por que não, a Upar, instituição parceira que ajudou o SESI Indaiatuba há quatro anos atrás, quando a unidade adotou seus mascotes, Dakota e Bernardo, pelo Projeto Meu Cão no SESI.

A equipe do Pets em Ação durante a entrega dos produtos a representante da Upar, Daniela

No dia 29 de agosto, a equipe do Pets em Ação realizou a entrega dos acessórios a representante da Upar, Daniela. Os produtos poderão ser adquiridos durante o 6º Adote Amor, evento que acontecerá no Polo Shopping Indaiatuba, no dia 31 de agosto, em prol da Instituição.